quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os Amantes Passageiros



Realizador: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar
Actores: Javier CámaraPepa CharroLola Dueñas, Blanca Suárez

O maluquinho do Espanhol partilha com o grande Woody uma coisa... a taradice sexual e as perversões anexas. Outra coisa que têm em comum é a genialidade com que abordam esse tema nalguns casos sempre com recurso a diálogos de inegável qualidade.
Este não é um desses casos em que tudo se conjuga, no entanto, é bastante divertido.

A história passa-se num avião comercial cheio de gente doida. Desde a tripulação, passando pelos clientes da classe executiva e acabando nos menos importantes, os clientes da classe económica. Qualquer semelhança com a realidade não é mero acaso certamente, na verdade este filme aproveita para espicaçar hospedeiras, comissários, comandantes e passageiros. São detalhes? Sim, mas estão lá.
O que une estas pessoas todas? Um problema que mais tarde é desvendado... aí, começam-se a revelar as facetas mais divertidas e extrovertidas das personagens.

O filme é só isto? De certa forma sim... Daí não ser nada mais do que um bom exercício estético já característico do Almodóvar, um bom número de piadas e momentos desconfortáveis, uma boa dose de tensão sexual constante e o habitual cruzamento de bons actores com actores muito maus.

Extremamente previsível, um filme que não tenta ser genial mas que tenta aqui e ali ser político, ser provocador, mas sem sucesso... esses temas mais delicados são colocados a martelo quando o que queremos ver é a palhaçada que às tantas se gera.

Repito, é um filme muito divertido que entretém imenso... Mas espremido é mesmo só isso... Ah, e uma LINDÍSSIMA Blanca Suárez...

Quem viu não notou ali nada de The Full Monty?

Golpes Altos: Estética, é divertido e tem personagens mesmo muito neuróticos. Ah, os diálogos são muito bons... Ele é realmente excelente nisso. Blanca Suárez.

Golpes Baixos: História, tudo é previsível, não há esforço e faz tentativas de abordar temas mais delicados sem qualquer nexo...

3 comentários:

  1. Foi a patroa que te obrigou a ir ver isto? :P

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante dele, ainda não vi este, o último dele que vi, o la piel que habito, é muito bom e tem um pressuposto mais original.
    Mas conto ver a filmografia toda, portanto mais tarde ou mais cedo bato os olhos neste.

    ResponderEliminar
  3. @buddy, eu gosto do gajo!

    @Miss Doctress, quase tudo dele é bom, este não... mas divertes-te na mesma. Mas... sem pressas!

    ResponderEliminar