quinta-feira, 11 de julho de 2013

Golpes Indie - In Our Nature

Realização: Brian Savelson
Argumento: Brian Savelson
Elenco: John Slattery, Zach Gilford e Jena Malone


Pais e filhos. O tema não é novo, e os problemas também não. No entanto, há algo de fresco e agradável na abordagem de Brian Savelson - e estou a perceber o quê à medida que escrevo. É algo pouco concreto, pouco definitivo. Algo entre 1 hora de diálogos pouco profundos e o estranho aparecimento de um urso pardo na sala de estar. Mas já lá vamos.

In Our Nature é um drama familiar muito indie. A história anda à volta de um pai e um filho, e as respectivas namoradas. Há uma tensão sexual politicamente incorrecta mas verdadeiramente provável, há tensão familiar com muita coisa deixada por explicar mas que o espectador entende como natural. É isto! O que distingue o drama da paternidade de Savelson de todos os outros, é que não tenta resolver nada, não tenta explicar nada. O filme é construído por diálogos naturais, como se esta família existisse mesmo e, no fim, ela permanece igual.

Os personagens estão coesos, realistas e convincentes. O pai pertence a uma geração que comia carne, fazia a cama, gostava das coisas limpas e arrumadas, dava valor ao dinheiro porque nasceu sem ele. O filho é vegan - 'I thought you said vegetarian. Anyway, what's the difference?' - toca viola, dá valor a questões pós-materialistas, ocscila entre trabalhos como cozinheiro e como... outras coisas. Escusado será dizer que este cenário vai parecer familiar a muitos filhos de classe média, com um apetite pela vida fora da cidade e algumas lembranças de uma altura longínqua em que havia um pai presente, uma casa com luz a entrar pelas janelas e risos ocasionais de pessoas. Agora, ficam os conflitos, os desentendimentos, as diferenças agudizam-se e os ursos pardos que nos entram pela sala adentro servem para nos lembrar que o caos, o conflito e a destruição - fazem todos parte da nossa natureza.


Golpes Altos: Boas interpretações por parte de Slattery e Malone. Um argumento sólido, agradável e original. Uma fotografia que acompanha a naturalidade da realização e do sítio escolhido para filmar.

Golpes Baixos: Uma interpretação medíocre de Gilford e uma má interpretação por parte da namorada do pai.

3 comentários: