domingo, 13 de outubro de 2013

Gravity



Realizador: Alfonso Cuarón
Argumento: Alfonso CuarónJonás Cuarón
Actores: Sandra BullockGeorge Clooney

Nota Prévia: Os 2 escribas deste blogue estão com menos tempo que o normal, um deles emigrado e outro com menos mãos que trabalho tem complicado a cadência de posts a que especialmente o buddy vos habituou. O grito de exigência de uma das nossas mais fiéis leitoras fez-me acordar e trazer um novo filme! Mais virão! 

O Cuarón 7 anos depois da obra prima Children of Men traz-nos um daqueles filmes ao qual podemos dar aqueles adjectivos que as revistas adoram, "electrizante", "sufocante", "desesperante", bla bla bla... É de facto isso tudo e também irrepreensível a nível técnico, outra coisa não seria de esperar do Mexicano.

Neste filme nós respiramos o sufoco, nós estamos lá... a proximidade que cria em todas as situações adversas que vemos retratadas neste filme é incrível. Tudo gira à volta de desespero, de estar no limite, de estar perto do fim, do básico instinto de sobrevivência... Não me lembro de um filme em que me tenha sentido tantas vezes esmagado pelo que o personagem principal está a sentir, é mesmo um exercício de resistência a uma tensão constante e, repito, sufocante...

Digo a brincar que este filme é uma mistura de 127 Horas com Cast Away mas passado no espaço, no entanto dá 10-0 a qualquer um dos filmes mencionados... As referências estão mais no conteúdo do que na forma e se há coisa em que este filme se destaca é precisamente na forma.

Mudava 3 coisas a este filme: A banda sonora muito americana épica manhosa, a Sandra Bullock porque a odeio e o final... Não vou lançar spoilers porque o filme é recente mas mudava-o...
Estranhei alguma excessiva "americanização" (no mau sentido...porque adoro cinema Americano) do Cuarón neste filme, penso que estes 3 pontos que eu mudava são o pico desse pecado, podia ser um filme ainda mais marcante se fosse menos "preocupado".

A não perder. Não vão ver um marco da história do Cinema, mas vão ver um grande filme muito bem produzido e realizado e tudo e tudo...


Golpes Altos: A cena HISTÓRICA, repito, HISTÓRICA dela sozinha na chuva de satélites; a TENSÃO constante (acho que me doía o corpo no final...); o sufoco da proximidade criada; a intensidade dos vários momentos; toda a técnica do Cuarón.

Golpes Baixos: Banda Sonora; o final e a Sandra Bullock (acho que até a Jodie Foster fazia melhor...)

7 comentários:

  1. Ainda não vi o filme, e digo já que não sou fã nem da Sandra Bullock nem do George Clooney (o que me faz adiar a sua visualização), mas as críticas que tenho lido têm todas referido uma grande interpretação da Sandra, até a indicam como favorita ao Óscar por este filme! Afinal é mais um caso de favoritismo Hollywoodesco das mesmas actrizes de sempre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção: faz um papel muito bom! Mas nunca consigo abstrair-me do quanto não gosto dela... nisso sou parcial :)

      Eliminar
  2. (They live!)
    Vocês habituaram mal a malta, e uma pessoa agora está sempre à espera de ver aqui post atrás de post! :)

    Já ouvi todo o tipo de crítica sobre esse filme, estou curiosa mas vou ter de esperar pelo "aluguer" que tempo é pouco ou nenhum! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é daqueles obrigatórios no Cinema... Não falhes. Em casa vai perder 40%...

      Eliminar
  3. Eu gostei bastante do filme (dei-lhe 8.0 na minha escala pessoal...lol). Eu também não sou dos maiores fãs da Sandra, mas acho que neste ela está muito bem.

    Vale bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embirro mesmo com ela mas claro que está bem.
      A chuva de satélites é das coisas mais impressionantes que vi em Cinema. Gostei muito do filme.

      Eliminar
  4. A Sandra só gostamos dela no Speed. E porque foi o Speed.

    Gosto de filmes que causam impacto, pelo que estou curiosa de ver este (apesar de não ir a tempo de ver no cinema).

    ResponderEliminar